quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Informação na sala de aula: O BLOG/WIKI como um diário de notícias

 Por: Adriana Silva e Ainoã Vieira



    O vídeo abaixo representa como os meios de comunicação influenciam o ser humano em seu dia a dia e suas atividades. Assista e faça uma breve reflexão:
      Como educadores, nós podemos ignorar tudo isso em nossas aulas?

    Como ignorar que os meus alunos cheguem a aula com uma gama de informação tão grande?

      Será que devo desperdiçar esse conhecimento? Ou reaproveitá-lo?

    A internet permite que tenhamos acesso a um mundo de informações e com nossos alunos não acontece de forma diferente. Ao chegarem à escola os alunos trazem consigo uma grande quantidade de informações e experiências novas todos os dias. Estas informações e experiências são adquiridas das mais diversas maneiras e são rapidamente difundidas entre eles através de conversas cotidianas, bate-papo online, Orkut, facebook, blogs, etc.

     Diante de tantas informações e recursos tecnológicos tão atraentes, as aulas têm se tornado algo desinteressante para as crianças e os jovens. Muitas informações são consideradas por eles desnecessárias, pois não vêem aplicação alguma em sua vida, seu cotidiano. Além disso, a internet permite que pesquisemos e encontremos muitas das informações que os professores apresentam em suas aulas. Como o professor pode aproveitar o conhecimento trazido pelo aluno e fazer com que isso seja um diferencial no processo de construção do conhecimento? A grande verdade é que não podemos desconsiderar o universo de nossos alunos, pois quando o discente enxerga uma aplicação do conteúdo em seu cotidiano, a aula se torna mais interessante e motivadora, principalmente quando ele percebe que pode participar e contribuir com informações que podem ser novas até mesmo para os professores.

       Então fica a sugestão: Utilizemos o blog/wiki como um diário de novidades...

     Em um primeiro momento você deve criar um blog ou uma wiki com um nome atrativo para o contexto de seus alunos. Em seguida, poste informações úteis e que motive a participação do aluno. Num terceiro momento torne-os “repórteres” e dê a cada dupla ou trio um tempo para que produzam seu post.

     Na realidade, o ideal é que cada aluno possa contribuir com aquilo que descobriu ou vivenciou naquele período. Você deve estimular que eles possam procurar o professor de língua portuguesa de forma a manter a correta grafia e gramática.

        O segredo está na forma como os sensibiliza a participar.

        Coloque essa dica em prática e poste aqui os resultados.

       Sucesso!

Um comentário:

  1. "O segredo está na forma como os sensibiliza a participar." Excelente texto! Parabéns!
    Vendo o vídeo do Duda me lembrei do Rafinha. Você conhece?
    http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg

    ResponderExcluir