quinta-feira, 28 de julho de 2011

Usando Blogs na Educação

A educação nos dias atuais tem tomado um rumo que há alguns anos atrás jamais se imaginaria.

Não somos capazes de absorver toda a informação que desejamos, mas de onde vem tanta informação?

Costumo dizer que a internet não é a rede mundial de computadores, mas a rede mundial de compartilhamento, pois através dela temos acesso a informações, lugares, pessoas que, sem ela jamais seria possível.

“Tudo está na nuvem!”, muitos dizem, mas será que essa nuvem um dia esta não ficará saturada? Creio que não...

O meu e o seu aluno tem acesso livre à nuvem e muitas vezes dominam conhecimentos que eu e você jamais dominaríamos... Então, qual o nosso papel?

Basta inserir a informação na sala de aula? E as tecnologias que evoluem num piscar de olhos? Como s apropriar desses recursos? Como inserir estas em minha prática pedagógica? Devo apenas inseri-las? O que fazer diante de tanto recurso e tanta informação?

Confesso que não considero fácil lecionar nos dias de hoje, já que nossos alunos tem acesso a tudo deliberadamente e em nossas próprias salas de aula encontramos “rivais”, como: celulares,  ipad’s e ipod’s, MPTudo...

Lutamos contra muitos e na maioria das vezes, nossas aulas permanecem como quando essas tecnologias nem passavam pela cabeça de seus inventores ou estes ainda nem tinham nascido.
Pensando nisso, gostaria de sugerir o uso de uma ferramenta poderosíssima no ensino de qualquer disciplina.

Lembrem-se que como somos educadores, não podemos deixar de ser flexíveis, porém ter um planejamento coerente com os objetivos que desejamos alcançar.

Em poucas palavras, pretendo responder a seguinte pergunta: Como utilizar blogs na educação de maneira eficaz?

Os blogs devem ser transformados “num espaço para interações e/ou conversações entre todos. Não se trata de se tornar apenas uma ferramenta de leitura ou escrita, mas sobretudo, uma ferramenta que incentive a interação entre os aprendizes”.

Dessa forma, relaciono alguns pontos que considero importantes para a utilização dos blogs na educação:
  • Toda ferramenta/tecnologia pode ser usada na educação desde que não tome o lugar do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem.
  • Para se fazer uso de qualquer “novidade” em sala de aula, planejamento é indispensável.
  • Todo professor precisa se apoderar das ferramentas tecnológicas de forma que estas facilitem a mediação e sejam atrativos para os encontros presenciais.
  • O blog como ferramenta de interação e troca de conhecimentos, torna-se um poderoso aliado do professor,  favorecendo que o aluno continue aprendendo determinado conteúdo fora dos muros da escola.
  • Blogs dão ao aluno aquela sensação de liberdade, mas ao mesmo tempo de pertencer ao grupo de forma qualitativa e não apenas quantitativa.
  • Se você utiliza um blog como ferramenta de apoio ao ensino de um conteúdo específico, automaticamente você faz com que seus alunos sejam responsáveis pela construção do seu próprio conhecimento e trabalha questões como: cooperação, interação, mediação e autonomia.

Como professor você não precisa mostrar que conhece todas as tecnologias existentes. Seja verdadeiro, autêntico, simpático e permita que seus alunos te ensinem aquilo que eles sabem e, que por ventura você ainda não conheceu.

Isso gera confiança e reciprocidade, favorecendo o espírito de cooperação!


Sucesso e até breve!

Um comentário:

  1. Adriana
    Parabéns pelo blog. Seus textos são ótimos!
    Certamente será uma grande referência na área de Tecnologias aplicadas à Educação. Visitarei sempre!

    ResponderExcluir