segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Possibilidades da Web2.0 na Educação

    Segundo Tim O'Reilly  "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva."

    A ideia anterior do uso da Internet como entretenimento ou como repositório de textos prontos não é mais a realidade dos dias atuais.

  Vemos a cada dia que a construção colaborativa do conhecimento e o compartilhamento desse conhecimento vem crescendo e tomando forma.

    Você consegue se imaginar hoje sem Internet?
 Qual seria o nível de dificuldade em relação a preparação de suas aulas caso não tivesse acesso a ela? Como acha que o mundo reagiria se passássemos 48 horas sem internet?
    São muitas as possibilidades da Web 2.0 na construção de conhecimento.

    Veja alguns  exemplos práticos e dê sua contribuição nos comentários:
  • Twitter: Pode ser utilizado para através de um tema definido pelo professor, gerar debates, pesquisas, favorecendo a troca de ideias e gerando conhecimento.
  • SMS e MMS: Professores e alunos podem trocar informações sobre exercícios, conteúdos abordados em aula através desses recursos.
  • Blog: O Professor pode disponibilizar assuntos referentes ao seu conteúdo e sugerir aos alunos que participem criticando e sugerindo novos temas de debate, publicando textos, além de disponibilizar o download de livros, textos, dentre outros. Veja os posts anteriores sobre blogs.
  • Fórum: Pode ser utilizado como recurso entre professores ou entre professores e alunos.

    Muitos outros recursos podem ser utilizados em sala de aula ou em qualquer momento que seja necessário construir conhecimento coletivamente. Como professores, devemos criar condições para que seja possível utilizar a Web 2.0 em nosso dia a dia.

Abraços e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário