segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comparação de Ferramentas Web 2.0: HagaQuê e Bistrips



ü  Ferramenta que possibilita a criação de histórias em Quadrinhos de maneira simples. Sua interface é similar a do Paint. Além de permitir a inserção de Cenários prontos (coloridos ou para colorir), também permite a criação de cenários e desenhos com ferramentas simples (círculo, retângulo, linha). É possível ainda importar figuras de qualquer tipo e posicionar os elementos da tela de acordo com a necessidade.O programa pode ser baixado e instalado gratuitamente.Um ponto contra é que apesar de a interface ser relativamente simples não é muito atrativa, especialmente para crianças, por conta da falta de apelos visuais.

Há ainda a possibilidade de inclusão de áudio como narrativa das histórias ou onomatopéias. Estes sons podem ser gravados ou inseridos.

ü  Sugestões de uso: Esta ferramenta pode ser utilizada para tratar qualquer assunto em sala de aula e enfocar a produção de textos. Sugerimos a mesma para o primeiro segmento do ensino fundamental.



 É um software educacional que se assemelha ao Hagaquê, pois é utilizado para criar histórias em quadrinhos. Apesar de terem a mesma finalidade, o Bistrips possui uma interface mais atraente e oferece mais recursos, como a criação de avatares, o que desperta o interesse das crianças em utilizar o software. Nele, o professor cria sua conta e cadastra seus alunos. A partir daí ele pode criar situações-problema em que os alunos devem estar inseridos ou inseri-los nas situações já oferecidas pela própria ferramenta. Ou seja, todos os alunos da turma podem fazer parte de uma mesma história.

Muitos professores que utilizam o Britstrips afirmam ter alcançado bons resultados com suas turmas. No site http://www.bitstripsforschools.com/ é possível encontrar depoimentos de alguns professores acerca do uso desta ferramenta em suas escolas.

ü  Desvantagens: Esta ferramenta está disponível em inglês ou francês e é gratuita por apenas 30 dias.

ü  Sugestões de uso: Esta ferramenta pode ser utilizada em situações que envolvam a criatividade ou o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. No site há o exemplo de uma situação em que uma professora canadense utilizou o Britstrips para trabalhar a consciência política dos seus alunos. As eleições estavam se aproximando e ela criou a atividade “Promessas de Campanha”, onde os alunos deviam criar histórias em quadrinhos simulando a candidatura de seus avatares ao governo federal. No decorrer da história eles deveriam apresentar suas propostas de governo.


       



4 comentários:

  1. Muito bom o texto .
    O uso desta ferramenta é essencial para a modelagem de cursos a distância e como DI não conhecia nem a metade das funcionalidades.
    Parabéns pela postagem da dupla

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  2. Olá Adriana...
    Sabe dizer se são softwares livres?
    Parabéns!

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  3. Marcelo, o primeiro é sim, mas o bitstrips não... Além de ser pago é proprietário.
    Abraços, Adriana

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  4. Adri, usei o Hagáquê em um trabalho com alunos do 5° ano e foi muito interessante!

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